Portal da Cidade Jacarezinho

AMUNORPI

Em reunião Amunorpi decide manter comércio fechado até 6 de abril

Após esta data serão analisadas as medidas que estão sendo tomadas no Estado para poder analisar a abertura e como ela iria funcionar.

Publicado em 30/03/2020 às 06:00
Atualizado em

Em reunião Amunorpi decide manter comércio fechado até 6 de abril (Foto: Marcos Junior)

Uma reunião com os representantes da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e representantes do Ministério Público definiu que inicialmente o comércio ficará fechado até o dia 6 de abril devido ao combate a pandemia do CoronaVírus (COVID 19).

Um dos pontos destacados é sobre o número de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na região. Atualmente são dez leitos em Jacarezinho e outros dez no Hospital Regional do Norte Pioneiro em Santo Antônio da Platina que foi anunciado pelo governador Ratinho Junior que seria aberto em breve. “Precisamos ter os cuidados necessários. Pois temos poucos recursos neste momento”, alerta do prefeito platinense José Coelho Neto.

Para o prefeito de Carlópolis Hiroshi Kubo é preciso encontrar uma medida no meio termo para dar a atenção na área da saúde e também na parte financeira. “Segundo técnicos o pico maior vai ser nas próximas semana, mas ainda temos o inverno. Corremos o risco de ficar cinco a seis meses fechados", enfatiza Hiroshi Kubo.

MEDIDAS

O prefeito de Tomazina Flávio Zanrosso destacou que seria necessária uma medida para todos os municípios caminharem juntos. “Esta situação poderá gerar uma crise grande e com isto o desemprego que pode causar”, explica. Os prefeitos tiveram debates explicando os pontos de vista e a realidade de casa município. 

O prefeito de Cambará Neto destacou que nesta situação serão três crises enfrentadas. “A primeira é a saúde. Em seguida virá a social e consequentemente financeira. Tudo isto irá afetar os municípios”, complementa o Chefe do Poder Executivo. 

A medida que o Governo do Estado e Prefeitura tomaram foram para que apenas serviços essenciais não interrompam seus serviços. “Inicialmente ficou decido pelos prefeitos que o comércio irá ficar fechado até o dia 6 de abril. Após esta data serão analisadas as medidas que estão sendo tomadas no Estado para poder analisar a abertura e como ela iria funcionar”, explica o prefeito de Jacarezinho e Presidente da AMUNORPI Sérgio Eduardo de Faria. 

O encontro aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Jacarezinho e contou com os prefeitos de Andirá (Ione Abib), Cambará (Neto), Carlópolis (Hiroshi Kubo), Conselheiro Mairinck (Alex Sandro), Jaboti (Lei da Lica), Jacarezinho (Sérgio Eduardo), Japira (Angelo), Joaquim Távora (Gélson), Jundiaí do Sul (Eclair), Pinhalão (Sérgio Rodrigues), Quatiguá (Adelita), Ribeirão Claro (Mário Pereira), Ribeirão do Pinhal (Wagner), Salto do Itararé (Paulo Sérgio), Santo Antônio da Platina (José Coelho Neto), Siqueira Campos (Fabiano Bueno) e Tomazina (Flávio Zanrosso) e o vice prefeito de Ibaiti Ulisses. 

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário