Portal da Cidade Jacarezinho

Eleições 2020

Eleições municipais podem ser adiadas por causa do coronavírus

Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia. Vai todo mundo querer fazer ação política. Eu sou político, não esqueçam disso. (Ministro da Saúde)

Publicado em 22/03/2020 às 01:58

Eleições municipais podem ser adiadas por causa do coronavírus (Foto: Isac Nobrega/Presidência)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou neste domingo (22 de março) de uma teleconferência com prefeitos de capitais de todo o país. E na conversa com os chefes dos executivos municipais, recomendou o adiamento das eleições deste ano. Segundo o ministro, esse é o momento para o Congresso Nacional tratar do assunto, até para impedir que o combate à crise do coronavírus seja contaminado pela ação política.

A sugestão foi feita numa resposta a um questionamento do prefeito de Belém (PA), Zenaldo Coutinho (PSDB), que pediu a liberação de recursos que, segundo ele, estariam sendo represados pelo governo do Pará, cujo governador é Helder Barbalho (MDB). 

Na resposta, Mandetta alertou que todos os políticos precisam deixar as diferenças de lado neste momento e buscar um entendimento. "Está na hora de o Congresso olhar e falar: 'olha, adia (as eleições)'. Faça um mandato tampão desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia. Vai todo mundo querer fazer ação política. Eu sou político, não esqueçam disso", disse o ministro da Saúde. 

Também hoje, ainda durante a madrugada, o jornalista Cláudio Humberto, colunista ado Diário do Poder, já havia revelado que deputados e senadores nutriam a ideia de cancelar as eleições previstas para outubro e prorrogar o mandato dos atuais prefeitos. A avaliação de parte dos congressistas é de que a crise do coronavírus inviabiliza a campanha eleitoral.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário