Portal da Cidade Jacarezinho

INOVAÇÃO

Deputado paranaense é o primeiro a usar ChatGPT para criar leis no estado

Iniciativa inovadora elabora proposta de lei que regulamenta o uso de IA pelo governo, diz Requião Filho

Publicado em 06/06/2023 às 16:03
Atualizado em

(Foto: DADO RUVIC / Reuters / NTB)

O Deputado Estadual Requião Filho (PT) tem explorado novos territórios legislativos com o auxílio da Inteligência Artificial (IA). Em uma iniciativa inovadora, o deputado utilizou o ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, para elaborar uma proposta de lei que visa regulamentar o uso de IA pelo governo do estado. A proposta de Requião Filho surge para garantir que a implementação de tais tecnologias pelo governo seja feita de maneira ética, responsável e transparente.

Requião Filho / Deputado Estadual / Paraná

Maior agilidade

A IA tem se mostrado uma ferramenta valiosa em diversas áreas, de saúde e educação a transportes e segurança. Agiliza também o trabalho legislativo e propõe um novo repertório de ideias que somam ao nosso trabalho

Requião Filho / Deputado Estadual / Paraná

O projeto de lei elaborado pelo ChatGPT, sob supervisão dos assessores do gabinete do Deputado Requião Filho, abrange questões complexas, como transparência, responsabilidade, privacidade e proteção de dados, entre outras. Além disso, o documento estabelece diretrizes para a revisão regular da legislação, a fim de acompanhar os rápidos avanços da IA.

A iniciativa de Requião Filho demonstra o compromisso do Paraná com a inovação e a adoção de novas tecnologias, ao mesmo tempo em que reforça a importância da ética e dos direitos humanos. No entanto, em um mundo cada vez mais digital, a necessidade de leis e regulamentações atualizadas é crucial. 

“A IA tem um enorme potencial para melhorar a eficiência dos serviços governamentais e a vida dos cidadãos. No entanto, seu uso também levanta questões importantes”, alertou. Ao utilizar o ChatGPT para elaborar a proposta de lei, o Deputado Requião Filho está ajudando a moldar a conversa sobre o futuro da IA e garantindo que o Paraná esteja na vanguarda da governança digital.

E sim, este texto também foi feito no ChatGPT (sob supervisão da equipe de assessoria de comunicação).

Fonte:

Deixe seu comentário