Portal da Cidade Jacarezinho

Acessibilidade

CCJ aprova dois projetos de Requião Filho na Assembleia Legislativa do Paraná

Um dos projetos pede pela instalação de pisos táteis em espaços e prédios públicos, para atender a comunidade com deficiência visual

Publicado em 21/04/2023 às 14:53
Atualizado em

Requião Filho e representantes da Cia Ká de Teatro (Foto: Dálie Felberg / ALEP)

Os Projetos de Lei números 33 e 98 de 2023 foram aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, esta semana na Assembleia Legislativa. O primeiro, inclui um novo inciso ao Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná, pedindo pela instalação de pisos táteis em espaços e prédios públicos, para atender a comunidade com deficiência visual.

“Só quem convive com esse problema diário sabe o que isso representa. Garantir um Estado, em todas as suas estruturas, acessível para todos, é um desafio e também garantir dignidade a todos os cidadãos”, declarou o deputado.

Já a segunda proposta aprovada, institui a data de 27 de janeiro como “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”. O projeto nasceu a partir de um pedido especial dos diretores da Cia Ká de Teatro Kelvin Millarch e Caio Frankiu, para homenagear os 70 anos de carreira da atriz. 

Exposição "É Ser Odelair", em homenagem à atriz | Foto: Divulgação

A ideia foi prontamente aceita pelo parlamentar, tendo em vista de ter sido uma das pioneiras da televisão paranaense e ganhadora de diversos prêmios, além de uma inspiração e referência de estudo para a nova geração de artistas no Estado. Odelair também já foi objeto de pesquisa e de espetáculo teatral, realizado pela Cia Ká de Teatro.

“Com o objetivo de valorizar a trajetória da atriz paranaense Odelair Rodrigues, que ficou famosa no teatro, rádio, cinema e televisão e, também para prestar uma sincera e honrosa homenagem às artistas, mulheres pretas paranaenses, aguardamos a aprovação do projeto de lei”, justificou o Deputado Requião Filho.

Propostas agora seguem para tramitação no legislativo estadual, mas ainda não têm data para votações em plenário.

Fonte:

Deixe seu comentário