Portal da Cidade Jacarezinho

DEEP FAKE

Inteligência artificial criou 'nudes' falsos de mais de 100 mil mulheres

Robô digital no Telegram 'tira a roupa' de fotos comuns de mulheres, as imagens falsas são espalhadas pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Publicado em 21/10/2020 às 06:56
Atualizado em

Inteligência artificial criou 'nudes' falsos de mais de 100 mil mulheres (Foto: Imagem Ilustrativa)

Nudes falsos, criados a partir de fotos originais postadas em redes sociais, de mais de 100 mil mulheres estão sendo compartilhadas online, segundo um relatório recente.

As roupas são removidas digitalmente através de ferramentas de inteligência artificial; depois, as imagens falsas são espalhadas pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Segundo o relatório, da empresa Sensity, alguns dos alvos "pareciam menores de idade" e a tecnologia usada é do tipo deepfake bot.

Deepfakes são imagens e vídeos baseados em um modelo real e depois alterados em computador. Um de seus usos tem sido a criação de videoclipes pornográficos falsificados envolvendo celebridades.

Mas o presidente-executivo da Sensity, Giorgio Patrini, afirma que a tendência de uso de fotos corriqueiras de pessoas comuns é relativamente nova.

"Ter uma conta nas redes sociais com fotos abertas ao público é o suficiente para que qualquer pessoa se torne um alvo", alertou.


Robô no Telegram

A alteração é feita por um robô digital (bot) movido a inteligência artificial que opera dentro de um canal de mensagens privadas do Telegram. Os usuários podem enviar ao robô a foto de uma mulher, cujas roupas são retiradas digitalmente em minutos, sem nenhum custo.

A BBC testou esta ferramenta, usando imagens com consentimento de participantes, e nenhuma foto ficou completamente realista — uma delas colocou o umbigo de uma mulher quase no meio do tórax.

Um aplicativo como esse chegou a ser banido no ano passado, mas acredita-se que existam versões derivadas em circulação.

Um dos administradores do serviço, identificado apenas como "P", afirmou: "Não me importo muito. É entretenimento e não leva a violência."

"Existem guerras, doenças, muitas outras coisas ruins que são prejudiciais no mundo."

"Ninguém vai chantagear ninguém com isso, já que a qualidade não é realista."

Mas a decisão de compartilhar a foto com outras pessoas é da pessoa que usou o robô para criá-la, explica.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário