Portal da Cidade Jacarezinho

PAPA LÉGUAS

Projeto em Jacarezinho promove saúde a partir da prática de atividade física

... foram alcançados resultados importantes ... como perda de peso, redução da pressão arterial e aumento da capacidade cardiovascular.

Publicado em 07/02/2019 às 07:45
Atualizado em

O Papa-léguas é um projeto de extensão da UENP (Foto: Papa-léguas)

O grupo foi criado no ano de 2014 em Maringá-Pr, por amigos que corriam juntos de forma esporádica. Em 2016,  iniciou a parceria com o professor Rui Marques Elias com intuito de realização de pesquisa na área de promoção da saúde a partir da prática de atividade física.


Desta forma, os treinos passaram a ser planejados sob uma metodologia diferenciada, desenvolvida pelo professor, que prescreve o treinamento de Corrida para Grupos Heterogêneos, atendendo desde iniciantes aos mais experientes em corrida de rua ao mesmo tempo. O que logo proporcionou um aumento no número de integrantes no então denominado Clube de Corridas Papa-Léguas. 

Em agosto de 2017 o projeto de extensão iniciou na UENP Jacarezinho-Pr, onde rapidamente reuniu muitos adeptos e envolveu a participação de vários acadêmicos, contribuindo ainda com trabalhos de conclusão de curso, apresentações em eventos científicos e atividades de estágio do curso de Educação Física Bacharelado da UENP. 


Nestes 18 meses de projeto na cidade de Jacarezinho, foram alcançados resultados importantes com este grupo de corredores recreacionais, como perda de peso, redução da pressão arterial e aumento da capacidade cardiovascular. Além disso, o projeto já organizou cursos de capacitação de professores e adeptos da corrida, ajudou na organização de corridas de rua em Jacarezinho e participou de dezenas de provas no norte pioneiro e corridas tradicionais no Brasil como, a Corrida Rústica Tiradentes em Maringá, Meia Maratona de Londrina, Maratona de Florianópolis, Maratona de Foz do Iguaçu e Corrida de São Silvestre


O Papa-léguas é um projeto de extensão da UENP, aberto a população de Jacarezinho sem cobrança de mensalidade. Atualmente, tem o apoio da UENP, Unimed Norte Pioneiro e NickNetwork. O grupo se encaixa no segmento Esporte Participação, sendo seu objetivo principal a promoção da saúde por meio da prática da corrida de rua, alcançando também uma maior interação social e amizade dos participantes da Família Papa-Léguas.



Fonte:

Deixe seu comentário