Portal da Cidade Jacarezinho

REGIÃO REPRESENTADA

Norte Pioneiro tem quatro cidades na ciclorrota Pedala Paraná

Segundo deputado, há necessidade de implantação de ciclovias para pedalar com segurança e também programas como o Pedala Paraná

Publicado em 11/08/2021 às 08:15

(Foto: Assessoria)

Assaí, Congonhinhas, Figueira e Ribeirão do Pinhal vão integrar o programa Pedala Paraná, lançado nesta terça-feira, 10, e contará inicialmente com 80 ciclorrotas no estado. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apoia o programa e afirma que vários projetos estão na pauta na Assembleia Legislativa e que incentivam o uso da bicicleta e o cicloturismo no Paraná.

Romanelli é autor do projeto de lei que institui o circuito cicloturístico do Norte Pioneiro que se estende a 22 cidades da região. O deputado destaca ainda que pedidos para implantação de ciclovias já foram formalizados junto ao DER para que os ciclistas possam trafegar com segurança nos principais roteiros turísticos do Estado.

“No Norte Pioneiro, vários ciclistas trafegam pelos municípios da região, como forma de manter a prática esportiva e garantir mais saúde física e mental. Há necessidade de implantação de ciclovias para pedalar com segurança e também programas como o Pedala Paraná, que incentiva e valoriza a atividade esportiva sobre duas rodas”, disse .

Pedal Solidário

O Pedala Paraná pretende a integração com o esporte e promoção da saúde e o turismo - setor que aquece a economia. Serão instaladas placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas, com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas.

Para marcar o lançamento do programa, o governo estadual realiza dia 28 de agosto o Pedal Solidário, reunindo ciclistas de todas as regiões, para arrecadar alimentos não-perecíveis, que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade social. O evento também percorre as primeiras ciclorrotas do Paraná, incluindo as quatro do Norte Pioneiro.

Romanelli acrescenta que, com o Pedala Paraná, vários atrativos turísticos terão ainda mais visibilidade, com a divulgação oficial das rotas pelo governo estadual. “Em parceria com o Sebrae, trabalhadores do setor do turismo serão qualificados para melhor atendimento nos restaurantes e na rede hoteleira dos municípios. Um incremento importante na formação e capacitação de mão de obra para ampliar a oferta de emprego em todo o Paraná”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário