Portal da Cidade Jacarezinho

Leão do Norte

Esportiva, um time que deixou saudades em Jacarezinho

A Associação Esportiva Jacarezinho (AEJ), o "Leão do Norte", vice-campeã paranaense de 1951, faz parte da história esportiva do Norte Pioneiro.

Publicado em 10/07/2019 às 23:45
Atualizado em

A Associação Esportiva Jacarezinho (AEJ), o "Leão do Norte", vice-campeã paranaense de 1951. (Foto: Dr. Celso Rossi - Arquivo Pessoal)

0:00
0:00

Fundada em novembro de 1938, a Esportiva foi uma das principais equipes do Paraná e atuou entre as décadas de 30 e 60. O auge ocorreu na década de 50, exatamente no ano de 1950 o time ingressou na divisão especial do futebol paranaense e no ano seguinte conquistava o vice-campeonato estadual, iniciando a partir daí um período de conquistas de vários títulos regionais.

Segundo os torcedores, o time não foi campeão paranaense por intervenção do trio de arbitragem que apitou a final do campeonato em 1951. O time venceu o primeiro jogo contra o Coritiba, mas perdeu o segundo na Capital por 3 a 2. A equipe só precisava do empate, mas foi derrotada com um gol duvidoso.  

O ex-dirigente Pedro Chueiri comentou que a equipe paralisou as atividades na década de 60 por problemas financeiros. Segundo ele, a equipe enfrentava dificuldades para manter os jogadores. ‘‘Como hoje em dia, o profissionalismo de uma equipe custava caro’’, afirmou.  

O principal destaque daquela equipe foi o goleiro Muca, revelado em Jacarezinho. Ele disputou campeonatos no Paraná e jogou nas principais equipes do País. O jogador não foi convocado para a Seleção Brasileira porque, em sua época, a posição era disputada pelos goleiros Barbosa e Castilho. As principais conquistas do atleta foram pela Portuguesa de Desportos. Depois de encerrar a carreira, Muca voltou para Jacarezinho, mas foi assassinado durante uma festa na cidade.

Outro episódio trágico registrado pelo clube foi a morte do atleta Babãozinho durante uma partida de futebol em Curitiba. De acordo com jornais da época o atleta sofreu um acidente em campo, durante o jogo contra o Britânia em Curitiba. O jogador foi encaminhado para o hospital, mas não resistiu e morreu.


Em 1990 a Esportiva disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, mas a fraca campanha e as dificuldades financeiras inviabilizaram a manutenção da equipe.

Fonte:

Deixe seu comentário