Portal da Cidade Jacarezinho

CAMPEONATO

Campeonato Paranaense 2020 terá turno único e mata-mata

Arbitral desta sexta-feira define mudança no regulamento do Estadual. A edição 106 do Paranaense se encerra no dia 26 de abril, com 17 datas

Publicado em 18/10/2019 às 04:11
Atualizado em

Os 12 clubes do Paranaense se reuniram em arbitral na manhã desta sexta-feira. (Foto: Foto: Guilherme Moreira/GloboEsporte.com)

O Campeonato Paranaense de 2020 repetirá a fórmula de três anos atrás. A exemplo das edições 2015-16, o Estadual terá turno único, com mata-mata até a decisão da competição. A tabela detalhada tem a previsão de ser divulgada até o dia 18 de novembro.

A edição 106 somará 17 datas, uma a menos do que foi em 2019, mas uma cima do que a CBF estabeleceu como padrão. A reunião, envolvendo os 12 clubes participantes, também definiu que não haverá limite de inscrições, diferente deste ano, limitado a 30 atletas, com cinco trocas.

O Estadual 2020 começa no dia 18 de janeiro e vai até o dia 26 de abril. Os times que fizerem menos pontos na fase inicial serão rebaixados para a Divisão de Acesso. A competição dará três vagas para a Série D do Brasileiro de 2021. Assim, está extinta a Taça FPF Sub-23.

A Federação Paranaense de Futebol (FPF), inicialmente, sugeriu que o regulamento das temporadas 2018-19 fosse repetida, mas não foi atendida. Na sequência, a entidade deu a opção escolhida pelos representantes em votação.

1º Fase: Os clubes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os classificados de primeiro a sexto lugares (Athletico, Toledo, Coritiba, Londrina, Operário e Paraná) na classificação geral da temporada anterior, e cinco mandos para os demais clubes (FC Cascavel, Rio Branco, Cascavel CR, Cianorte, União e PSTC). Classificam-se para o mata-mata os oito melhores clubes.

Rebaixamento: os dois clubes que somarem o menor número de pontos na Primeira Fase (11º e 12º colocados) caem de divisão.

Quartas de final: Os oito clubes classificados na Primeira Fase serão divididos em quatro grupos com dois clubes (“A”, “B”, “C” e “D”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).

Semifinal: os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos com dois clubes (“E” e “F”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta (vencedor AxB e vencedor BxC).

Final: os dois clubes classificados jogarão partidas de ida e volta.

O Athletico é o atual bicampeão, enquanto PSTC e União são as equipes vindas da Divisão de Acesso do Paranaense. Maringá e Foz do Iguaçu foram rebaixados nesta temporada.

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Fonte:

Deixe seu comentário