Portal da Cidade Jacarezinho

OPORTUNIDADE

Senac PR inicia inscrições para cursos técnicos com vagas gratuitas

Instituição ofertará 2 vagas gratuitas por turma de curso técnico presencial, além de turmas exclusivas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG)

Publicado em 18/05/2023 às 16:12
Atualizado em

(Foto: Senac PR)

O Senac PR abriu nesta terça-feira (16/05) as inscrições de cursos técnicos nas modalidades presenciais e à distância para o 2º semestre do ano. As turmas ocorrem em todo o estado, em cursos nas áreas de saúde, gestão, tecnologia, design, gastronomia e turismo.

A instituição também está ofertando a oportunidade de fazer um curso técnico de graça. São 276 vagas gratuitas em várias unidades do Senac. Em cada uma das 56 turmas de cursos técnicos presenciais são disponibilizadas duas vagas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas de baixa renda. Ainda há sete turmas de cursos técnicos 100% gratuitas nas cidades de Arapongas, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Prudentópolis.

O edital para se candidatar às vagas do PSG foi lançado no dia 16 de maio, exclusivamente no site www.pr.senac.br/psg. Os candidatos serão classificados para a matrícula de acordo com a ordem de inscrição no processo seletivo, obedecendo rigorosamente ao número de vagas disponíveis, desde que atendam aos critérios específicos de cada curso e ao critério de renda referente ao PSG.

Se o candidato selecionado não atender aos pré-requisitos e/ou não apresentar a documentação exigida, a vaga será destinada para a próxima pessoa inscrita.

Quem pode participar

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é direcionado a pessoas que possuem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais.

Para calcular a renda per capita basta somar as rendas de todos os membros da família empregados e dividir pelo número de integrantes do grupo familiar.

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos são uma categoria de destaque na educação profissional e possibilitam uma visão ampla de conhecimento da área escolhida para a formação.

Com carga horária mínima de 800 horas e duração média de um ano e meio, uma formação técnica é mais específica, focada em conhecimentos voltados para a prática. A habilitação técnica também permite com que o aluno, ao concluir o curso ou determinada carga horária, solicite seu credenciamento junto aos respectivos conselhos profissionais para que possa exercer a profissão escolhida.

Turmas

As aulas do segundo semestre terão início em 7 de agosto, para os cursos técnicos EAD, e em 8 de agosto para as turmas presenciais.

Ao todo, são 56 turmas presenciais nos cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia, Massoterapia, Podologia, Gastronomia, Design de Interiores, Estética e Informática, além das Especializações Técnicas em Enfermagem do Trabalho, Instrumentação Cirúrgica e Serviços de Urgência e Emergência.

Na unidade do Senac em Jacarezinho, estão abertas as inscrições para os cursos Técnico em Radiologia, Técnico em Administração (100% PSG) e Especialização Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência.

Em seus 35 polos EAD no Paraná, o Senac ofertará cursos técnicos à distância em: Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Secretariado, Logística, Qualidade, Transações Imobiliárias, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Óptica, Segurança do Trabalho e a Especialização Técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente.

Mensalidades

As mensalidades nos cursos técnicos do Senac variam de R$ 157,00 a R$ 456,00. A instituição concede uma série de descontos e benefícios para os alunos dos cursos presenciais. As matrículas efetivadas até 17 de julho terão 50% de desconto na primeira mensalidade. Os alunos também recebem o desconto de pontualidade de 20% para as mensalidades pagas até a data do vencimento. E ainda tem o benefício Indique um Amigo para quem, no ato da sua matrícula, indicar uma pessoa. Se este se matricular também, quem fez a indicação ganha um desconto de 30% na segunda parcela da mensalidade.

Informações e inscrições

Para consultar as turmas disponíveis na sua cidade ou na unidade mais próxima, basta acessar o www.pr.senac.br/tecnicos. As inscrições, tanto para pagantes quanto para as vagas gratuitas também são feitas pelo site.


Fonte:

Deixe seu comentário