Portal da Cidade Jacarezinho

Volta às Aulas

Colégios Estaduais de Jacarezinho recebem alunos para aulas presenciais

O Portal da Cidade visitou o Colégio Estadual Rui Barbosa na manhã desta quarta (21), dia de retorno às aulas no formato híbrido no Paraná

Publicado em 20/07/2021 às 23:13
Atualizado em

Alunos (as) receberão merendas na quadra do Colégio Rui Barbosa (Foto: Portal da Cidade Jacarezinho)

Tradicional Colégio de Jacarezinho recebe alunos no formato híbrido (Foto: Portal da Cidade Jacarezinho)

Os estudantes da rede pública estadual retornam às aulas nesta quarta-feira (21) em todo o Paraná para o início do segundo semestre, dando continuidade às atividades do segundo trimestre letivo, conforme o calendário escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

Assim como vem acontecendo desde 10 de maio, também segue a reabertura gradual das instituições para a retomada das atividades presenciais no modelo híbrido. Mais de 1,7 mil colégios abrem total ou parcialmente nesta semana, cerca de 500 a mais do que no encerramento do primeiro semestre. Em algumas cidades, ainda existem decretos municipais que impedem o retorno.

Nesta quarta (21) o Portal da Cidade esteve no Colégio Estadual Rui Barbosa e conversou com o diretor da instituição, Cristiano José da Silva.

Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

O colégio que educa estudantes do fundamental II, ensino médio e subsequente, retornou suas aulas presenciais nos três períodos. A estratégia de retorno estabelecida pela equipe de direção foi a seguinte:

  • O número máximo de alunos por sala são cinco nos ensinos fundamental e médio,
  • Já para o ensino técnico as salas são preparadas para acomodar 12 alunos.

Esses alunos do presencial são definidos por um sistema de rodízio semanal, ou seja, toda semana haverá essa troca.

Na hora do intervalo é garantida a segurança com medidas restritivas. O sinal é tocado quatro vezes determinando um escalonamento de saída das salas de aula em direção à quadra coberta do colégio.

No local estão distribuídas 80 mesas, onde os alunos sentam e são servidos individualmente pelas funcionárias da cozinha.

Foto: Portal da Cidade Jacarezinho

"Tudo acontece com distanciamento social, seguindo os protocolos de segurança", conclui o diretor.

SAIBA MAIS:

Novas aberturas

Desde a segunda semana de junho, a Seed-PR não realiza mais “rodadas de abertura” (como nos dias 10/05, 24/05 e 07/06), mas a reabertura gradual das instituições segue acontecendo em datas acordadas entre escolas e respectivos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Vacinação

Nesta terça-feira (20), o Paraná chegou à marca de 223 mil profissionais da Educação Básica vacinados com a primeira dose (somando as redes públicas estadual e municipal e a privada). Os números podem ser acompanhados no site do Governo do Estado.

Medidas de proteção contra a Covid-19

As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Autorização dos pais

O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.

Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Orientações

Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.

Fonte:

Deixe seu comentário