Portal da Cidade Jacarezinho

Novo Ensino Médio

Estudantes do Colégio Elo encerram semestre promovendo troca de conhecimento

Confira a Mostra dos Itinerários "Processos Criativos" promovida pelos alunos do Novo Ensino do Médio do Elo:

Publicado em 14/07/2021 às 04:09
Atualizado em

Professores e alunos(as) do Ensino Médio do Colégio Elo (Foto: Divulgação / Colégio Elo)

Os estudantes do Projeto Novo Ensino Médio do Colégio Elo encerraram o semestre promovendo momentos de troca de experiências e conhecimento com os demais alunos da instituição.

Foram apresentações práticas para públicos diferentes, desde a educação infantil até o ensino fundamental 2. Atividades registradas e postadas no canal do youtube 📹 Colégio ELO Jacarezinho que valem a pena conferir!

Assista ao vídeo de apresentação:


Sobre o PROJETO NOVO ENSINO MÉDIO (entrevistas)

  • Thays Ribeiro Oliveira – diretora pedagógica

Este ano nós tivemos a oportunidade de tê-lo como uma experiência, então nestes dois semestres fizemos em forma de projeto, no período da tarde, por ainda não haver as regulamentações estaduais. Para o ano que vem, depois de colher todas as informações, todas as experiências e vivências com os professores e estudantes, nós teremos a oportunidade de melhorar esta aplicação para que no ano que vem isso faça parte do currículo do Novo Ensino Médio.

Saiba mais sobre o Ensino Médio do Colégio Elo!
👉 WhatsApp (43) 99181-0166 / (43) 3525-0166

Este Novo Ensino Médio, com esta nova proposta fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz na sua essência o principal objetivo: que é o protagonismo do nosso aluno deste segmento e vai ser demais, porque só neste semestre, os projetos que foram desenvolvidos foram maravilhosos, ainda mais com outro semestre para ser pensado e elaborado para que no ano que vem seja de fato, por lei, aplicado, vai ser sensacional.

É a inovação na educação trazendo uma qualidade para que a gente possa realmente cumprir com a missão da escola: cidadão crítico, conhecedor do seu espaço e envolvido com ele para transformar de verdade.

  • Nancy Nazareth Gatzke Côrrea – professora focal do Projeto Novo Ensino Médio

O Projeto Novo Ensino Médio é uma experiência, em forma de projeto, para a implantação dos itinerários formativos.

Foi bem interessante porque os alunos experimentaram apresentar o que aprenderam, então é uma aprendizagem que extrapola o sentido completo do aprender, a aquisição dos conhecimentos, mas eles passam a ter que colocar o que eles aprenderam para públicos diferentes. Eles apresentaram tanto para o Ensino Fundamental Anos Finais como para o Fundamental Anos Iniciais e para a Educação Infantil.

Foto: Divulgação / Colégio Elo

Saiba mais sobre o Ensino Médio do Colégio Elo!
👉 WhatsApp (43) 99181-0166 / (43) 3525-0166

Então esse engajamento de contar o que aprendeu foi muito interessante e eles se mostraram a princípio, apreensivos, com o apresentar o trabalho, mas ao longo das apresentações eles acabaram se divertindo muito e entendendo que a função do aprender também tem essa função social de apresentar ao outro aquilo que foi aprendido.

  • Matheus Damas Assis – aluno do 1º ano Ensino Médio

Eu aprendi bastante sim! O modelo das aulas é bem dinâmico e a gente acaba aprendendo bastante coisa. Os alunos participam bastante, tanto quanto o professor, a gente as vezes acaba até trocando de lugar, tem várias atividades que eu acho muito legal e interessante.

Sobre apresentar para todas as turmas do Elo, percebi que várias turmas tiveram várias reações, muitas gostaram, eles mostraram bastante interesse e eu fiquei bastante feliz que admiraram o trabalho que a gente fez durante o itinerário.

  • Ana Luiza Cordeiro Rédua – aluna do 2º ano Ensino Médio

Eu acho que o itinerário tem uma proposta bem inovadora de colocar os alunos no lugar do professor e isso eu achei bem interessante porque a gente pode debater os assuntos que a gente tem dúvida na hora das aulas. Porque muitas vezes a gente tem vergonha ...

Eu pude notar também que o Itinerário fez o meu crescimento, o meu desenvolvimento de raciocínio e fez eu ter uma visão de mundo muito maior do que eu tinha antes.

A nossa proposta da fabricação do xampu eu achei muito legal porque a gente pode ver como se sentir um pouquinho cientista e eu achei muito legal, muito criativo.

Saiba mais sobre o Ensino Médio do Colégio Elo!
👉 WhatsApp (43) 99181-0166 / (43) 3525-0166

Fonte:

Deixe seu comentário