Portal da Cidade Jacarezinho

LANÇAMENTO

Com apoio de estudantes, docentes da UENP lançam manual de histologia

Os autores se reuniram com os alunos colaboradores na biblioteca do CCS para doar 4 unidades da obra à UENP.

Publicado em 28/10/2019 às 02:06
Atualizado em

Douglas Fernandes e Augusto Foggiato posam junto a estudantes que colaboraram com o Manual Teórico e Prático de Histologia (Foto: Universidade Estadual do Norte do Paraná )

Os professores Douglas Fernandes e Augusto Foggiato, que atuam no Centro de Ciências da Saúde da UENP (CCS), lançaram o livro “Manual teórico e prático de histologia”, pela editora Blucher. Os autores se reuniram com os alunos colaboradores na biblioteca do CCS para doar 4 unidades da obra à UENP. A doação foi realizada na segunda 21 de outubro.

Histologia é o estudo dos tecidos vivos. Na obra em questão, buscou-se dar um recorte mais voltado à aplicação dos cursos ofertados pela UENP, segundo um dos autores, o professor Douglas Fernandes. “Este livro é muito interessante para estudantes universitários nas áreas de Odonto, Fisio e outras ciências da saúde. Contamos com o apoio dos alunos para escrever os textos, tirar as fotos, realizar as marcações nas figuras e redigir as legendas. Toda a produção levou em torno de 2 anos e foi realizada nos laboratórios da Universidade”, relata.

“O livro serve como manual de orientação para histologia e análises em lâminas de microscópio, portanto, é um estudo dirigido. Estamos doando quatro unidades impressas à biblioteca do CCS, porém o Livro foi editado em caráter Open Access e pode ser visualizado por qualquer pessoa através da internet. Basta acessar o link para baixar o PDF completo. Esse foi um dos fatores que fez com que escolhêssemos publicar através desta editora”, relata um dos autores da obra, Augusto Foggiato.

A estudante de Fisioterapia, Thays Helena dos Santos, foi uma das que contribuiu para a elaboração do manual, participando do capítulo sobre Tecido Muscular. “Ficamos muito satisfeitos em participar dessa oportunidade. Somos estimuladas pelos professores a produzir e dar este passo a mais. A ida ao laboratório e a análise dos tecidos nos permite buscar mais saberes, pensar no futuro e no próprio desenvolvimento profissional e acadêmico”, comenta Thays. Este foi o primeiro capítulo de livro a ir para o Lattes da estudante.

O livro pode ser baixado gratuitamente em versão digital no site da editora, ou adquirido em edição impressa no valor de R$ 40. A produção do livro teve a colaboração dos estudantes Aline Almeida de Carvalho, Daniela Roque Nunes, Geovana Raminelli, Leticia Aparecida Ferreira Gottarde, Luana Ribeiro Pedroso da Luz, Lucimara Pereira Lorente, Martina Andreia Lage Nunes, Milena Ferreira Machado, Orlando Mendes Camilo Neto, Taikna Geraldo Prado e Thays Helena M. dos Santos, todos estudantes dos cursos de Odontologia e Fisioterapia da UENP.


Baixe o Manual Teórico e Prático de Histologia:

Clique aqui



Fonte:

Deixe seu comentário