Portal da Cidade Jacarezinho

PROVA PARANÁ

3ª edição da Prova Paraná terá Braille e quase um milhão de alunos

Será aplicada nesta terça-feira (24) para alunos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e para estudantes do 1º ao 3º e 4º anos do Ensino Médio

Publicado em 24/09/2019 às 05:42
Atualizado em

3ª edição da Prova Paraná terá Braille e quase um milhão de alunos (Foto: Divulgação Seed)

A 3ª edição da Prova Paraná será aplicada nesta terça-feira (24) para alunos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e para estudantes do 1º ao 3º e 4º anos do Ensino Médio, além das turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A Prova Paraná é um instrumento de diagnóstico e monitoramento de aprendizagem, que permite que se acompanhe a evolução de aprendizagem de cada estudante, identificando quais são os conteúdos em que há maior dificuldade. Assim, as escolas podem preparar intervenções pedagógicas direcionadas para melhorar a aprendizagem. 

NOVIDADES E INCLUSÃO – Uma das grandes novidades dessa edição são as provas em Braille. A produção do material foi realizada por profissionais do Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais e com Surdocegueira (CAP) de Francisco Beltrão (Sudoeste). 

Estudantes que não dominam o sistema Braille serão acompanhados por um professor da sala de recurso. Além disso, a prova de Língua Portuguesa também estará disponível no DOSVOX, um sistema computacional que funciona por comando de voz e serve para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual ao computador.

A adaptação da Prova Paraná para versões que atendam às necessidades de estudantes com deficiência visual é uma inovação da Seed, que busca a cada edição aprimorar a qualidade e o acesso à avaliação diagnóstica. 

APLICATIVO CORRIGE – A correção da Prova Paraná é realizada pelo aplicativo Corrige, uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia e Inovação Educacional que possibilita a correção de provas e avaliações pelo celular.


Fonte:

Deixe seu comentário