Portal da Cidade Jacarezinho

FILOSOFIA

12ª edição da Jornada de Debates tematiza “Mulheres na Filosofia” em Jacarezinho

A Jornada de Filosofia 2019 teve o apoio do Colegiado do Curso de Filosofia e da Fundação Araucária.

Publicado em 12/11/2019 às 04:55
Atualizado em

12ª edição da Jornada de Debates tematiza “Mulheres na Filosofia” (Foto: Universidade Estadual do Norte do Paraná )

O evento “XII Jornada de Debates: Encontros com a Filosofia”, realizado juntamente com o IX Encontro de Iniciação Científica em Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) teve como tema o assunto “Mulheres na Filosofia”. A ação extensionista foi realizada dos dias 4 a 7 de novembro no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) do Campus de Jacarezinho).

Os eventos tiveram como objetivos gerais integrar a comunidade acadêmica da UENP à comunidade em geral, tendo como foco a Filosofia em seus diversos temas e problemas. Buscou também promover o encontro e o intercâmbio de diferentes perspectivas em torno dos problemas filosóficos em geral, dentro e fora do curso de Filosofia da UENP. As ações foram coordenadas pela professora-doutora Marília Côrtes de Ferraz.

O evento contou com a presença de três conferencistas: a professora-doutora Patrícia Ketzer (UPF/RS), com o painel “Mulheres na Epistemologia - Contribuições Feministas”; a professora Juliana Pacheco (PUC/RS), com a conferência “A Filosofia tem gênero?” e a professora-doutora María Dolores Aybar Ramírez, da FCLAr/Unesp, que apresentou a conferência “História do Pensamento Feminista entre a Ilustração e a Pós-Modernidade”.

A Jornada de Filosofia também contou com a mesa redonda “Mulheres Filósofas: desigualdade de gênero e violência contra a mulher”, da qual participaram a advogada Daniela Bonassa, a professora-mestre Bruna Neves Pellegrini e a psicóloga Fernanda Cristina Severino da Rocha. Também foram realizadas comunicações orais na qual estudantes apresentaram suas pesquisas.

Segundo a coordenadora do evento, professora Marília Côrtes, a Jornada como um todo abordou o apagamento e a invisibilização da figura da mulher, tanto na Filosofia como em outras ciências. “Foi um evento que extrapolou expectativas e recebemos comentários muito positivos dos participantes. É uma ação extremamente importante para o momento em que vivemos, e que vem ao encontro das discussões sobre a mulher na ciência, que abrem novos horizontes de estudo. Hoje, tratar sobre o feminismo e a importância da mulher em todos estes espaços é uma discussão crucial”, destacou.

A Jornada de Filosofia 2019 teve o apoio do Colegiado do Curso de Filosofia e da Fundação Araucária. Por dia, cerca de 100 participantes, dentre professores, estudantes de diversos cursos e membros da comunidade estiveram no auditório do CCHE.

Fonte:

Deixe seu comentário