Portal da Cidade Jacarezinho

PEC

Sessenta e quatro municípios do Paraná podem ser extintos, incluindo na região

Estão inclusas da região as cidades: Conselheiro Mairinck, Guapirama, Barra do Jacaré, Jundiaí do Sul e Santo Antônio do Paraíso.

Publicado em 06/11/2019 às 04:47
Atualizado em

Sessenta e quatro municípios do Paraná podem ser extintos, incluindo na região (Foto: Google/Maps )

Sessenta e quatro municípios do Paraná podem ser extintos caso sejam aprovadas as mudanças apresentadas na PEC do Pacto Federativo que foram enviadas nesta terça-feira (5) pelo governo federal ao Congresso Nacional.

Pela proposta, seriam afetados municípios com menos de 5 mil habitantes e que tenham arrecadação própria menor que 10% da receita total. E esses municípios, de acordo com o texto, seriam incorporados pelas cidades vizinhas. Veja a lista das cidades com menos de 5 mil habitantes no Paraná.

Na lista das cidades com menos de 5 mil habitantes no Paraná, estão inclusas da região as cidades: Conselheiro Mairinck, Guapirama, Barra do Jacaré, Jundiaí do Sul e Santo Antônio do Paraíso. 

O cálculo sobre as 64 cidades do Paraná foi feito com base nos dados da população de 2018 e, portanto, é apenas uma hipótese. Caso o projeto seja aprovado, seria levada em consideração a população atual de 2020, e a mudança começaria a valer em 2026. 

Além disso, os municípios teriam até 2023 pra tentar reverter a dependência financeira e aumentar a renda própria. 

A mudança faz parte de várias medidas apresentadas pelo governo para ajustar as contas públicas.


Fonte:

Deixe seu comentário