Portal da Cidade Jacarezinho

COMÉRCIO

Pesquisas mostram que o varejo está gradativamente retomando suas atividades

As pesquisas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Fecomércio PR são promissoras.

Publicado em 23/09/2020 às 07:25
Atualizado em

Pesquisas mostram que o varejo está gradativamente tomando suas atividades (Foto: Divulgação)

O momento de maior dificuldade do comércio já passou. Aos poucos, a atividade econômica começar a ser retomada. As pesquisas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Fecomércio PR são promissoras e mostram que o varejo está, gradativamente, tomando os negócios.

QUEDA NO ENDIVIDAMENTO – A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) do mês de agosto demonstrou a queda no endividamento da população paranaense. O indicador passou de 90% em julho para 89,4% em agosto, o menor nível desde o início da pandemia.

AUMENTO NAS VENDAS – Com a reabertura e flexibilização das medidas de circulação, a Pesquisa Conjuntural Fecomércio PR registou elevação das vendas em junho na comparação com o mês de maio em alguns segmentos do varejo. São eles: móveis, decorações e utilidades domésticas (21,56%), livrarias e papelarias (12,30%), concessionárias de veículos (10,06%), óticas, cine-foto-som (7,97%), materiais de construção (6,27%), autopeças (4,23%) e farmácias (2,93%).

ELEVAÇÃO NA PERSPECTIVA DE CONSUMO – O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) ficou estável no Paraná, com 84,4 pontos em agosto, mas bastantes acima da média nacional, que ficou em 66,2 pontos. A pesquisa mostra melhora considerável em dois fatores avaliados para composição do indicador: Perspectiva de Consumo para os próximos meses, que subiu 10,8% em relação a julho, e o Nível de Consumo Atual, que cresceu 5,7%. A Perspectiva Profissional também melhorou na comparação com julho e apresentou alta de 3,4%, bem como a avaliação dos paranaenses sobre a Situação do Emprego, que é um dos poucos subindicadores positivos (acima de 100 pontos) e subiu 1,8% na variação mensal.

ALTA DA CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS – O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu 8% em agosto, ao passar de 75,2 pontos em julho para 81,1 pontos. Todos os subíndices do ICEC apresentaram alta na variação mensal. A avaliação das empresas sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) cresceu 9,2% em relação a julho. As Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), por sua vez, aumentaram 9,8% na comparação com o mês passado. E os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) subiram 4,7%, especialmente o Indicador de Contratação de Funcionários (IC), que teve elevação de 11,8% sobre julho, revelando que, após um período difícil de demissões, as empresas planejam recompor seu quadro funcional.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho


Fonte:

Deixe seu comentário