Portal da Cidade Jacarezinho

Imposto de Renda

Há 14 dias do fim do prazo, mais de 12 milhões ainda não enviaram declaração.

Órgão federal recebeu 19,5 milhões de um total de 32 milhões de declarações esperadas neste ano.

Publicado em 16/06/2020 às 07:08

IRPF 2020: Há 14 dias do fim do prazo, mais de 12 milhões ainda não enviaram declaração. (Foto: Imagem ilustrativa)

A 14 dias do fim do prazo, cerca de 12,5 milhões de contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. Até as 11h dessa terça-feira (16), 19,5 milhões de declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal - equivalente a 61% de um total de 32 milhões que o órgão espera receber neste ano. 

Em razão da pandemia de coronavírus, o prazo para a entrega da declaração foi prorrogado do dia 30 de abril para 30 de junho. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido. 

O vencimento das cotas também foi prorrogado. A primeira ou única cota vence no dia 30 de junho de 2020, enquanto as demais vencem no último dia útil dos meses subsequentes.

A Receita alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias.

“É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, afim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento", diz o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, 

Vale lembrar ainda ainda que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e eventual restituição. 

Fonte:

Deixe seu comentário