Portal da Cidade Jacarezinho

O Piá

Paraná tem aplicativo inovador que oferece mais de 380 serviços públicos

Esse é o PIÁ - Paraná Inteligência Artificial, desenvolvido pela Celepar para facilitar a vida do cidadão paranaense. O aplicativo interage com o usuário.

Publicado em 25/07/2019 às 23:30
Atualizado em

Estado do Paraná tem aplicativo inovador que oferece 380 serviços públicos (Foto: Imagem Ilustrativa)

Mais de 380 serviços públicos estão disponíveis em uma única plataforma digital que, além disso, permite a interação com o usuário. Esse é o PIÁ - Paraná Inteligência Artificial, desenvolvido pela Celepar para facilitar a vida do cidadão paranaense.

“O PIÁ é o primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado em prestação de serviços à população. Ele resume e representa a estratégia do nosso governo de usar a tecnologia para dar mais eficiência às ações do Estado e melhorar a vida das pessoas”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ele lembra que o PIÁ é um passo importante para o Paraná se tornar o Estado mais inovador do Brasil. “Buscar a inovação é a nossa estratégia para alcançar a meta maior que é aprimorar a prestação de serviços e, assim, promover avanços nas condições de vida dos paranaenses”, diz Ratinho Junior.

Os serviços podem ser acessados pelo computador ou aplicativo para smartphone e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas. O PIÁ possui níveis de informações personalizadas e aprende a cada pergunta realizada pela sociedade.

Para acessá-lo, basta entrar no site www.pia.pr.gov.br ou baixar o aplicativo em lojas virtuais e fazer as perguntas.

O PIÁ congrega, ainda, informações de documentos emitidos pelo Governo Federal e pelos municípios. Também funciona com comando de voz e, a partir das interações, passará a responder de maneira mais assertiva os apontamentos dos cidadãos, inclusive com abertura para reclamações.

INTELIGÊNCIA

O Paraná Inteligência Artificial está entre as ações da Celepar, que vem liderando a transformação digital do Governo do Paraná. Entre janeiro e junho, além do PIÁ, a empresa consolidou tecnologias para incentivar o protagonismo de startups paranaenses e criou dispositivos para gerar mais empregos e facilitar o atendimento de ocorrências das forças de segurança.

“O objetivo da companhia é posicionar-se como principal indutora do ecossistema de inovação do Estado, e fazer com que os dados disponíveis sejam usados para gerar inteligência ao Paraná, e, principalmente, usar a tecnologia para facilitar a vida dos paranaenses”, diz o presidente da Celepar, Allan Costa.

Segundo ele, essa estratégia digital potencializada nos últimos meses é parte de uma mudança de cultura que a companhia estabeleceu junto aos demais órgãos da administração pública para melhorar a oferta de serviços e consolidar o Paraná como Estado mais inovador do país. 

Fonte:

Deixe seu comentário