Portal da Cidade Jacarezinho

ARTES

Mostra de Arte Afro-Brasileira expõe obras do artista CACosta no IFPR

Mais de 20 obras do renomado artista ourinhense foram colocadas em exposição no IFPR.

Publicado em 02/12/2019 às 00:31

Mostra de Arte Afro-Brasileira expõe obras do artista CACosta no IFPR (Foto: UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná)

A Mostra de Arte Afro-Brasileira, realizada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), trouxe a Jacarezinho a exposição “AncestrAfodiaspóricas”, do artista ourinhense Clóvis Afonso Costa (CACosta). As obras foram exibidas no Campus Jacarezinho do IFPR na sexta-feira, 22 de novembro.

Mais de 20 obras do renomado artista ourinhense foram colocadas em exposição no IFPR. Na ocasião, o autor das pinturas também estava presente, em que agradeceu pelo espaço de visibilidade. “É muito importante para mim estar aqui falando com os jovens estudantes sobre artes, especialmente sobre a celebração da ancestralidade negra nas telas expostas. Eu fico muito agradecido”, afirma. 

O trabalho de CACosa sempre traz muita vida, cor, história e representações multidimensionais da população negra. Sobre a exposição exibida em Jacarezinho, o autor comenta: “E pude ver na ancestral tradição africana que a oralidade é a base fundamental de todo o conhecimento. Oralidade entendida, não somente como transmissão de conhecimento através da palavra falada, mas como educação totalizante - transferência de conhecimento apreendido pelo conjunto do corpo, corporeidade; de um corpo que reverbera a palavra dita. Palavra como cenário, não só de letra e de voz, sobretudo, de corpo em movimento”, analisa. 

“É muito importante que a Universidade estenda suas atividades a outras instituições de ensino, uma vez que isso proporciona o intercâmbio cultural entre as entidades, favorecendo assim a produção, a circulação e a fruição de produtos culturais/estéticos de artistas negros e de consumidores de arte da nossa região”, comenta o diretor de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, James Rios. 

Nesta semana, nos dias 2, 4 e 6 de dezembro, CACosta realizará palestras no Campus Jacarezinho do IFPR. Alunos, professores e demais membros da comunidade terão a oportunidade de conversar com o artista sobre sua trajetória, técnica e produção artística.

Fonte:

Deixe seu comentário