Portal da Cidade Jacarezinho

Nossa história

Inauguração do Colégio Estadual Rui Barbosa em Jacarezinho no ano de 1938

Obra ansiosamente esperada na época, a inauguração foi um momento de festa na cidade.

Publicado em 16/01/2021 às 05:20
Atualizado em

Acervo (Foto: Dr. Celso Antônio Rossi)

No dia 08 de março de 1938 o interventor Manoel Ribas cumpria sua promessa e entregava para Jacarezinho o majestoso edifício do então Ginásio Estadual Rui Barbosa.

Obra ansiosamente esperada pela cidade, sua inauguração foi um momento de festa para Jacarezinho. O prédio estava concluído mas o muro dos fundos ainda não havia sido erguido. Sobre a pista de atletismo rudimentar mais tarde seria construído o chamado pavilhão.

O prédio se localizava de frente para a avenida Amazonas, logo depois alterado seu nome para avenida Manoel Ribas, em homenagem ao interventor grande amigo de Jacarezinho.

Nos fundos vê-se casas de madeiras sem cercas ou muros dando bem uma dimensão da segurança daqueles tempos. Bem ao longe o Morro das Três Marias e que em 1952 passou a ser chamado de Morro do Cruzeiro.

Na quadra um professor de terno parece organizar as equipes femininas de basquete que iriam disputar um jogo comemorativo ao acontecimento. 83 anos se passaram desde então e o Colégio Rui Barbosa continua firme e imponente como sempre foi.

Fonte:

Deixe seu comentário