Portal da Cidade Jacarezinho

COMEMORAÇÃO

Dia Nacional dos Surdos

A luta das pessoas com surdez também é relembrada todos os anos em 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.

Publicado em 26/09/2019 às 07:24

Dia Nacional dos Surdos (Foto: Imagem ilustrativa / Google)

O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro, o  principal objetivo deste dia é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. 

Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). 

Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. Curiosamente, o município de São Paulo comemora o Dia do Surdo todo o último domingo do mês de setembro. 

A luta das pessoas com surdez também é relembrada todos os anos em 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.

O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda. A explicação remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço.

Fonte:

Deixe seu comentário