Portal da Cidade Jacarezinho

COMEMORAÇÃO

Dia 09 de outubro - Dia do Atletismo

A data homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por "esporte-base" por usar os movimentos primários do ser humano.

Publicado em 09/10/2019 às 07:42

Dia 09 de outubro - Dia do Atletismo (Foto: Calendarr)

O Dia do Atletismo é comemorado anualmente em 9 de outubro. A data homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por "esporte-base" por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar. 

O atletismo surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia. O esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e habilidades do ser humano. 

No Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo é quem regula as normas deste esporte, além das provas oficiais e competições.

Origem do Dia do Atletismo

Popularmente, o Dia do Atletismo é celebrado em 9 de outubro no Brasil. No entanto, não existe um registro que oficialize esta data no país.

Como forma de comemoração, são realizadas várias atividades esportivas que incentivam a prática do atletismo. Nas escolas, as crianças aprendem sobre a origem do atletismo e as suas modalidades.

O atletismo pode ser um dos esportes mais antigos da humanidade, mas no Brasil a sua história é bastante recente. Apenas em 1910 surgiram as primeiras competições de atletismo no país. N  Confederação Brasileira de Atletismo só foi criada em 1977. 

A Corrida de São Silvestre é a competição de atletismo mais famosa no Brasil. Acontece todos os anos no dia 31 de dezembro, na capital de São Paulo, desde 1925.

Fonte:

Deixe seu comentário