Portal da Cidade Jacarezinho

COMEMORAÇÃO

Dia 07 de outubro - Dia do Compositor Brasileiro

O Dia Mundial do Compositor é comemorado em 15 de janeiro, no entanto, o Brasil é o berço de grandes compositores, com uma data especialmente dedicada.

Publicado em 07/10/2019 às 07:26

Dia 07 de outubro - Dia do Compositor Brasileiro (Foto: Calendarr)

O Dia do Compositor Brasileiro é celebrado anualmente em 7 de outubro. Os compositores são as pessoas que criam músicas, seja a letra ou a sua melodia. Esta data é uma homenagem aos artistas brasileiros que se imortalizaram como mestres da composição musical. 

O Dia Mundial do Compositor é comemorado em 15 de janeiro, no entanto, o Brasil é o berço de grandes compositores, merecendo uma data especialmente dedicada a esses nomes.

Origem do Dia do Compositor Brasileiro

Essa data foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC) na década de 40.

Segundo sua filha, Yaçanã Martins, o pai foi grande incentivador da música brasileira e colaborou grandemente para a valorização dos músicos no país. Ela disse, certa vez: Ele não só criou a data como fundou a União Brasileira de Compositores e ajudou a regulamentar a profissão. Pixinguinha cruzava com ele na rua e dizia: ‘devo a minha aposentadoria a esse homem’. Ele foi muito importante, foi um grande político sem ser político.


Fonte:

Deixe seu comentário