Portal da Cidade Jacarezinho

8ª posição

A lenda da serpente em Jacarezinho

Essa lenda urbana de Jacarezinho foi a 8ª notícia mais visitada em 2019, são duas versões contada pelo aluno Willian Messias em uma pesquisa UENP/FAFIJA

Publicado em 14/11/2019 às 04:52
Atualizado em

A lenda da serpente em Jacarezinho (Foto: Imagem ilustrativa)

As versões da lenda são contadas pelo aluno William Messias, com orientação da Luciana Brito e Marcos Selonk, em um pesquisa desenvolvida na UENP/FAFIJA. 

Primeira versão da lenda:

A serpente do imaginário popular de Jacarezinho, se localiza embaixo da cidade, narram que o animal está dividido, e por isso não consegue se manifestar, aparecer na camada superior.

A serpente está dividida em três partes, embaixo de lugares específicos. O rabo da serpente fica debaixo do morro do cruzeiro, a metade do corpo se encontra embaixo da igreja São Benedito, e a cabeça do réptil embaixo da catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Diz a lenda, que um certo dia, há muito anos, uma criança foi abandonada pela mãe, após a mulher conceber o bebê ela se desfez dele, renegando o recém nascido e jogando em um rio perto de Jacarezinho.

Depois de um bom tempo, na cidade, em uma manhã de missa na igreja São benedito, uma mulher que estava orando, levou um susto, uma serpente surgiu debaixo dos bancos direto para o seu peito, em busca de leite, acreditam que era a criança abandonada no rio.

Segunda versão da lenda:

Há muito tempo, antes de Jacarezinho ser povoada, existiam dois homens negros com  olhos verdes que moravam sozinhos no território que atualmente é Jacarezinho.

Quando estavam caminhando pela região descobriram um rabo em um morro que no futuro seria o morro do Cruzeiro, e eles também sabiam que as outras partes do corpo da serpente estariam: debaixo da igreja de São Benedito, a metade, e a cabeça debaixo da catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Diz a lenda dos homens que um dia a Serpente juntaria suas partes e furiosa iria se rebelar completamente, arrebentando o morro e destruindo a igreja de São Benedito e a Catedral, até destruir toda a cidade de Jacarezinho. Depois ampliaria seu tamanho e viraria uma estátua de Serpente.

Fonte:

Deixe seu comentário