Portal da Cidade Jacarezinho

MEMÓRIAS

A história da primeira "piscina" de Jacarezinho

A "piscina" que Jacarezinho teria tido por volta das décadas de 20 e 30 do século passado.

Publicado em 01/07/2020 às 00:58

A história da primeira "piscina" de Jacarezinho (Foto: Arquivo Celso Rossi)

Os bisavós sempre comentaram muito a respeito de uma "piscina" que Jacarezinho teria tido por volta das décadas de 20 e 30 do século passado.

Diziam eles que ficava no final da rua Rio Negro (hoje, do Rosário) nas proximidades da ponte do ribeirão Água Feia. Todavia, por mais que se procurasse, jamais foi possível encontrar o lugar em que ela era localizada, mas a história era verídica pois vinha acompanhada de muitos fatos, inclusive a sua desativação em razão do afogamento de um menino.

Na foto, mostra como era a antiga e famosa "piscina", na verdade constituindo-se de um pequeno represamento das águas do ribeirão Água feia, à direita da ponte de quem vai do centro para a Vila Rosa (ponte Octaviano Tonet) e mostra o trampolim e as pessoas nadando animadamente. Ao alto, o salão que deveria ser a sede social do lugar, denominado de "Parque Recreativo de Jacarezinho".

Para se chegar nas águas, havia uma escadaria e também para ter acesso ao trampolim, uma escada de madeira. Embora a armação do trampolim fosse apenas uma única, ele tinha vários níveis e as pessoas podiam escolher de onde saltar para a "piscina".

Segundo pudemos apurar, a piscina era propriedade particular e as pessoas para dela usar tinham que pagar uma pequena importância.  O movimento, principalmente nas tardes de domingo, era muito grande uma vez que Jacarezinho não tinha nenhuma outra atração.

Interessante observar pela foto que somente meninos nadavam enquanto que as senhoras ficavam no salão e os homens, trajando, muitos deles, terno, andavam por perto. Cena de uma época que ficou para trás há mais ou menos 90 ou 100 anos.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário