Portal da Cidade Jacarezinho

COMEMORAÇÃO

29 de novembro - Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos com o conceito de oferecer grandes descontos para diversos produtos em grandes lojas (físicas e online).

Publicado em 29/11/2019 às 06:00
Atualizado em

27 de novembro - Black Friday (Foto: Calendarr)

O Dia da Black Friday é comemorada anualmente em novembro, um dia depois do Dia de Ação de Graças. A data é conhecida mundialmente como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos de várias lojas do comércio.

O sucesso da Black Friday é enorme! As lojas ficam superlotadas e as mercadorias se esgotam muito rapidamente, por isso formam-se enormes filas às portas das lojas desde as primeiras horas da madrugada que antecede ao evento.

É interessante notar que muitos países não celebram o Dia de Ação de Graças, porém, a Black Friday fez sucesso rapidamente devido às oportunidades no mercado para os consumidores, que buscam grandes descontos, e para os lojistas, que querem aumentar as vendas.

No Canadá, por exemplo, a data foi estabelecida no país após perceberem que muitas pessoas viajavam para os Estados Unidos em busca de promoções nesse período.

Origem da Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos com o conceito de oferecer grandes descontos para diversos produtos em grandes lojas (físicas e online).

De acordo com algumas teorias, a Black Friday ("Sexta-feira Negra", na tradução literal do inglês) seria um termo usado pela polícia norte-americana para a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving).

Por causa do feriado prolongado, circulavam pelas ruas vários carros e os comerciantes aproveitavam todo esse movimento para fazer promoções especiais e atrair a atenção dos consumidores.

No Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu em 2010, seguindo o mesmo formato da Black Friday americana. Inicialmente, o fenômeno de promoções foi implementado em produtos de lojas online. Com o sucesso da proposta e aceitação do público, essa ação passou a ocorrer também em lojas físicas.

Além da Black Friday, surgiram outros eventos similares que ajudam a movimentar o comércio nos meses do final do ano. Um deles é a Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética), onde as lojas de comércio eletrônico oferecem grandes descontos em compras feitas online. 

O outro é a Gray Thursday (Quinta-feira Cinza), como é conhecida a quinta-feira de Ação de Graças nos Estados Unidos, data em que há grandes descontos nas principais lojas do país.

Fonte:

Deixe seu comentário