Portal da Cidade Jacarezinho

COMEMORAÇÃO

16 de janeiro - Dia de São Marcelo, Papa

Pai Celeste, doador da vida e da santidade, dignai-me receber o dom da fé e viver a serviço do vosso evangelho. Faça com que eu seja um cristão [...]

Publicado em 16/01/2020 às 05:55

16 de janeiro - Dia de São Marcelo, Papa (Foto: Imagem ilustrativa / Google)

O dia de São Marcelo I é celebrado dia 16 de janeiro, data de seu martírio. Marcelo nasceu em Roma no ano de 255 e foi o 30º pontífice da Igreja Católica Romana eleito no ano de 308. 

É o padroeiro dos cocheiros e treinadores de cavalos. 

Biografia de São Marcelo 

São Marcelo I nasceu em Roma e foi eleito Papa após a violenta perseguição do Imperador Diocleciano. A Igreja estava sem um líder máximo há quatro anos e Marcelo se pôs à frente da instituição neste momento.

Para isso, organizou a reconstrução dos templos destruídos e abriu as portas para aqueles que houvesse renegado a fé voltassem à Igreja. No entanto, impôs como condição que deveria fazer penitência, algo que desagradou a muitos.

Assim, seu inimigos conseguiram que o imperador Maximiano II (ou Maxêncio) o desterrasse. O papa foi obrigado a trabalhar numa igreja transformada em estábulo e, provavelmente, morreu do maus tratos recebidos, no ano de 309.

Oração a São Marcelo

Pai Celeste, doador da vida e da santidade, dignai-me receber o dom da fé e viver a serviço do vosso evangelho. Faça com que eu seja um cristão honesto e solidário e aprenda de são Marcelo o valor da bondade e da acolhida. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.

Fonte:

Deixe seu comentário