Portal da Cidade Jacarezinho

COMEMORAÇÃO

14 de fevereiro - Dia de São Valentim

São Valentim, um bispo da Igreja Católica, foi morto em Roma por ter desobedecido o imperador realizando casamentos às escondidas.

Publicado em 14/02/2020 às 08:41
Atualizado em

14 de fevereiro - Dia de São Valentim (Foto: Imagem ilustrativa)

0:00
0:00

O Dia de São Valentim é comemorado anualmente em 14 de fevereiro em diversos países do mundo, tais como Argentina, Espanha, Portugal, França, etc.

Também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, esta é uma data especial celebrada por casais de várias partes do planeta, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam. 

Este dia foi escolhido por ser a data em que São Valentim, um bispo da Igreja Católica, foi morto em Roma por ter desobedecido o imperador realizando casamentos às escondidas. 

Curiosamente, no Brasil o São Valentim não é celebrado, pois esta é uma tradição dos países anglo-saxões que não encontrou muita acolhida por aqui. 

Os casais apaixonados comemoram seu amor no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, popularmente conhecido como santo casamenteiro.

História de São Valentim

A História conta que existem ao menos três mártires com o nome de Valentim. Um deles, nasceu em 175, perto de Roma, onde foi consagrado bispo. Naquela época, Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.

Valentim continuou celebrando casamentos mesmo com as proibições. Mais tarde, foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens ofereciam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. 

Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. 

Origem do Dia de São Valentim 

A Igreja Católica decretou o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados ainda durante o século V, com o intuito de incentivar os casais que pretendiam seguir com o matrimônio como uma forma "legítima" de constituir uma família.

A intenção da Igreja era substituir o tradicional festival romano Lupercalia - que consistia na veneração da deusa da fertilidade e marcava o início da Primavera - pelo Dia de São Valentim, visto que o culto aos outros deuses foi proibido pela Igreja em meados do século V. Assim, aos poucos, os povos da Europa começaram a substituir a celebração profana pelo Dia dos Namorados. 

No entanto, no final do século XVIII a Igreja Católica retirou o Dia de São Valentim do calendário religioso, visto que não existiam provas históricas concretas da existência do santo. Apesar disso, a data permaneceu como uma celebração popular. 

Atualmente, os restos mortais de São Valentim repousam na igreja de Santo Antão, em Madrid. 

Dia de São Valentim nos Estados Unidos 

Nos Estados Unidos, o Dia de São Valentim é comemorado como se fosse o Dia dos Namorados no Brasil.

Desta maneira é comum ver as lojas decoradas com temas românticos, os casais saem para jantar, trocam presentes, cartões e declaram seu amor um pelo outro.

Fonte:

Deixe seu comentário