Portal da Cidade Jacarezinho

GENIUSCON 2019

Startups apresentam inovações e soluções para empresas e consumidores

Projetos têm grande variedade de áreas de atuação e um potencial interessante de mercado.

Postado em 14/10/2019 às 16:57 |

Startups apresentam inovações e soluções para empresas e consumidores (Foto: Lucas Aleixo)

48 empreendedores expondo suas ideias de negócios através das chamadas startups. Com uma grande variedade de áreas de atuação, a quarta edição da GeniusCon é oportunidade perfeita para que essas pessoas possam alavancar os projetos e transformá-los em empreendimentos rentáveis.

As ideias vêm de pessoas de diferentes idades, diferentes áreas de atuação e diferentes níveis de graduação. Mas o objetivo é o mesmo: decolar suas startups graças a interação entre mercado, empresários e entidades que podem dar suporte, proporcionada pela GeniusCon.

Os projetos vão desde temas simples até questões complexas. Contudo, os startup, conceitualmente pautados por negócios inovadores e de relativas rápida implantação e baixo custo, são desenvolvidos vislumbrando atender necessidades de mercado da região.

É o caso de Geovana Fonteque, aluna do IFPR (Instituto Federal do Paraná) campus Jacarezinho, que desenvolveu um iogurte grego com calda de rosas. “Como o iogurte grego tem pouca variedade, desenvolvemos essa cobertura e até agora a maioria das pessoas que provou tem elogiado. Agora vamos levar o projeto para um laticínio”.

E que tal uma lixeira rotativa adaptada em muros que permite a separação dos resíduos? Este é o projeto de Adevaldo de Oliveira, que aos 39 anos tem uma série de outras ideias voltadas a preservação do meio ambiente. “É uma lixeira inteligente, que funciona com um motor e armazena o lixo com segurança. Tem até aviso no celular cada vez que alguém mexe nela”, conta o dono da ideia.

Se o assunto for redução na conta de luz, então é hora de prestar atenção no projeto do comunicador Rodrigo Costa, que desenvolveu um aparelho que produz energia pela simples passagem da água pelos canos. “É como se fosse uma mini hidrelétrica dentro de casa. A energia se acumula em bateria e vai sendo usada dentro de casa. Ainda não fiz os cálculos, mas dá para imaginar uma boa economia na conta de luz”.

Na área animal, mais inovações. Uma delas é a prótese para animais com limitações nos movimentos. Henry Gabriel é aluno universitário e desenvolveu um aparelho que substitui as rodinhas usadas em cães e gatos amputados. “Fizemos uma prótese totalmente articulada e removível que se adapta aos movimentos do animal e que não faz o animal perder a memória muscular em outros membros que não foram afetados. Usamos a impressora 3D, então é rápido e também barato”.

Claro que em uma feira de tecnologia não poderiam faltar aplicativos. E não faltam. Um deles já está prestes a entrar em operação e é para a compra delivery de refeições em Cambará. “Nossa cidade ainda não tem um aplicativo como este então nós vimos que seria possível e acessível. Logo vai entrar em operação e com entregas feitas com bicicletas, o que reduz o valor e é ecologicamente correto”, afirma Renan Camargo, que desenvolveu o projeto em parceria com o amigo Renan Andrade.

O potencial dos projetos é comemorado pelo consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello. “Tivemos startups que saíram daqui e hoje estão participando de editais, recebendo aporte de investidores. E a idéia é essa, é dar a oportunidade para negócios, aproximar os setores e sem dúvida teremos mais projetos que terão sucesso”.

Se interessou em conhecer mais ou investir em algum destes projetos? Quer conhecer mais startups? Visite a GeniusCon, ainda dá tempo, já que a feira vai até a tarde desta sexta-feira (11).

FEIRA

A GeniusCon.2019 é uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná (Cacenorpi), Tecpar, Fiep/Sesi/Senai, Fecomércio PR, Senac e Sesc.

O evento conta com o apoio das prefeituras municipais e associações comerciais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho, Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs, NRE, AEANP, Crea-PR, CRC-PR, CRA-PR, IAP, Celepar, Startup PR e RedFoot.


Fonte:

Deixe seu comentário