Portal da Cidade Jacarezinho

Rotary

Rotary Internacional comemora 115 anos!

Com 84 anos, o Rotary Club de Jacarezinho, 3º clube fundado no Paraná, esteve presente em quase toda essa história.

Publicado em 25/02/2020 às 01:45
Atualizado em

Rotary Internacional comemora 115 anos! (Foto: Reprodução / Rotary Internacional)

Marco Rotário do Rotary Club de Jacarezinho (Foto: Portal da Cidade Jacarezinho)

Neste domingo, 23 de fevereiro, o Rotary Club Internacional completou 115 anos de fundação.

Nesta data, no ano de 1905, o primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago (EUA), por Paul Percy Harris (advogado). No início eram encontros periódicos de profissionais de diferentes setores na intenção trocar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o clube gradativamente ampliou sua visão para os serviços humanitários e, depois de apenas 16 anos da sua fundação, os clubes de Rotary já estendiam em seis continentes.

Hoje, há associados em todos os lugares do mundo, trabalhando para resolver os maiores desafios em prol de servir a quem precisa.

Um desses grandes desafios é a luta no combate contra a pólio, a organização começou a luta 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas.

Foi feito um progresso incrível: em 1988, a doença assolava 125 nações; hoje, apenas três países continuam endêmicos. 

Jacarezinho

O Rotary está presente Jacarezinho, norte do Paraná, desde  21 de junho de 1936, sua fundação teve como padrinho o Rotary Club de Curitiba, na época existiam apenas 2 clubes em todo estado.

Divulgação / Rotary Club de Jacarezinho

Hoje com mais de 70 pessoas envolvidas entre rotarianos(as), associação das senhoras rotarianas, rotaract (jovens de 18 a 30 anos) e interact (adolescentes de 12 a 18 anos) o clube trabalha com projetos em prol da comunidade local e contribui para os projetos distritais e globais do Rotary Club Internacional.

Valores

Apesar de tudo ter mudado nesses 115 anos que se seguiram à fundação do Rotary, os valores da organização permanecem os mesmos, os rotarianos e a família rotária continua comprometida com:

companheirismo,

integridade,

diversidade,

serviços humanitários e liderança.

Os projetos rotários transformam vidas e conectam o mundo!


Fonte:

Deixe seu comentário