Portal da Cidade Jacarezinho

APOIO

Programa Ajude da UENP prestará apoio empresarial durante período da pandemia

Através de consultoria on-line para acolher e, se possível, contribuir para amenizar o impacto da crise relacionada a pandemia na vida das empresas.

Publicado em 02/04/2020 às 23:28

Programa Ajude da UENP prestará apoio empresarial durante período da pandemia (Foto: Divulgação)

O Programa Ajude de Apoio Jurídico e Desenvolvimento Empresarial do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) iniciou nesta quarta-feira, 1º de abril, a ação “Apoio à Atividade Econômica em Tempos de Pandemia”. O projeto irá atender a micro e pequenas empresas, microempreendedor individual e empreendedores informais do Norte Pioneiro do Paraná durante esse período de crise causada pelo novo coronavírus.

Trata-se da oferta de consultoria on-line como forma de acolher e, se possível, contribuir para amenizar o impacto da crise relacionada a pandemia na vida das empresas. O professor Fernando Sorgi, coordenador do Programa Ajude, explica que por se tratar de uma crise sanitária que obriga as pessoas ao confinamento, as empresas têm sofrido e sofrerão pelos próximos meses com a redução drástica de suas receitas enquanto seus custos fixos e obrigações fiscais terão continuidade. “O grande gargalo dessas empresas é a falta de fluxo de caixa e de capital de giro”, pontua o professor.

O Programa Ajude, que já existe desde 2016, e atende às micro e pequenas empresas, além dos empreendimentos informais de todo o Norte Pioneiro, realizará neste momento atendimento de emergência, orientando os passos básicos que os empreendedores devem tomar para o enfrentamento da crise e minimização de seus problemas de gestão.

Para esse momento de grandes perdas para a economia, o professor Fernando Sorgi destaca a importância de o empreendedor estar informado sobre as ações do Governo para buscar minimizar o problema gerado pela pandemia. “Por exemplo, a partir da semana que vem, pelos próximos três meses, o MEI (Microempreendedor Individual) poderá retirar R$600,00 nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou lotéricas. Além disso, as obrigações de FGTS poderão ser adiadas também por esse período”, acentua o professor.

“O Programa Ajude quer ajudar às micro e pequenas empresas, além dos empreendimentos informais a passar por essa crise. Por isso, realizaremos assessoria e consultoria a todos os interessados. Podem contar conosco”, disse Fernando Sorgi. Para receber atendimento do Projeto, basta acessar o link: https://forms.gle/wQgcugiHuDd7pDPP8, responder o questionário e aguardar contato da equipe.

Programa Ajude

O Ajude - Apoio Jurídico e Desenvolvimento Empresarial - é um Programa de Extensão desenvolvido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do Campus Cornélio Procópio (CCP) da UENP. Criado por professores dos cursos de Economia, Contábeis e Administração.

Este programa leva a prestação de assessoramento e consultorias para Micro e Pequenas empresas, MEI - Microempreendedor Individual e empreendedores informais, sobre análises financeiras, balanço econômico gestacional, projetos, planejamento e monitoramento de empresas, volume de investimentos e estudos de retorno de capital, além de estudos de viabilidade econômica de projetos (produtos e serviços), administração e controle de bens físicos e jurídicos. Conta também com apoio jurídico tributário e empresarial.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho


Fonte:

Deixe seu comentário