Portal da Cidade Jacarezinho

JACAREZINHO

Jacarezinho: 120 anos de história

Nesta quinta-feira, 2 de abril, conheça um pouco da história de Jacarezinho e suas conquistas.

Publicado em 02/04/2020 às 02:01

Jacarezinho: 120 anos de história (Foto: Guilherme Melo)

Neste aniversário de 120 anos, conheça um pouco da história de Jacarezinho e suas conquistas. 

As primeiras tentativas de colonização conhecidas datam do século XIX. Constitui-se um dos primeiros polos de desenvolvimento agrícola do estado, e sua colonização foi realizada por fluminenses, paulistas e mineiros. Criado pela Lei n°522, de 2 de abril de 1900, o município recebeu inicialmente o nome de Nova Alcântara. Em 3 de março de 1903, todavia, pela Lei n°471, a cidade recebeu o nome de Jacarezinho.

Inicialmente, a economia da cidade girou em torno da produção agrícola. Houve a era do café, e posteriormente, a substituição do café pelas lavouras de cana-de-açúcar e pastagens. O incremento de novos produtos com cotação no mercado externo e interno como a soja, o algodão e o trigo vieram a partir da década de 1970, sobretudo após a Geada Negra que atingiu o Norte-Pioneiro em julho de 1975.

A dependência ao 1º setor persiste, e ainda hoje grande parte a economia gira em torno da agropecuária, mais precisamente, das usinas de cana-de-açúcar instaladas no município.

Infraestrutura

Apesar do pequeno porte da cidade, para padrões mais recentes, Jacarezinho, em razão de sua importância em épocas anteriores, hospeda hoje em dia muitos órgãos públicos e sedes regionais de organismos atuantes no Norte Pioneiro do Paraná.

Educação

Ensino superior e técnico

Além das escolas e colégios estaduais, o município possui a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o Centro de Ciências Humanas e da Educação (antiga FAFIJA), o Centro de Letras, Comunicação e Artes (antiga FAFIJA), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (antiga Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro) e o Centro de Ciências da Saúde (antiga FAEFIJA - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia) que atraem estudantes de diversas partes do país.

Há ainda unidades do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o campus da Universidade Aberta e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). 


Saúde

No município há a sede da 19ª Regional de Saúde, o Hospital dos olhos do Norte Pioneiro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro - Cisnorpi - Centro Regional de Especialidades e a Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho, que diariamente mobilizam pacientes de diversas cidades da região.

Segurança

Estão em Jacarezinho o 2ª Batalhão de Polícia Militar, o 3º Grupamento de Bombeiros, a 12ª Subdivisão Policial (Polícia Civil), a Sede da Policia Rodoviária Estadual, a Sede da Polícia Rodoviária Florestal e ainda a sede do IML (Instituto Médico Legal) que atende todos os municípios do Norte Pioneiro do Paraná.

Outras Regionais sediadas em Jacarezinho

Além do citado há também em Jacarezinho IAP - Instituto Ambiental do Paraná, SEAB - Secretária do Estado e Abastecimento, Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Receita Estadual, Receita Federal, SEBRAE, CIEE, Sistema Fecomércio (SENAC - SESC), INSS, Ministério Público Federal e Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR).

Festas e Eventos

Na área dos negócios, Jacarezinho tem duas feiras tradicionais. A GeniusCon visa fomentar a inovação e tecnologia da região, com atividades voltadas a ciência, tecnologia e empreendedorismo. Já a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé, acontece no mês de outubro, e suas atrações objetivam fomentar e apresentar a produção de cafés especiais produzidos na região. Vale destacar também o Carnaval de Rua da cidade, com o desfile das Escolas de Samba e, o Baile do Texas, que desde 1958 anima os participantes no melhor estilo velho oeste norte-americano

São 120 anos de história, além da natureza, a riqueza cultural e histórica do município está retratada nos prédios religiosos  com opções diversificadas de lazer, cultura e fé.

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário