Portal da Cidade Jacarezinho

Meio Ambiente

Grupo Maringá celebra Dia Mundial da Água com ações de educação ambiental

Destaque para o concurso de maquetes e cartilhas voltado a estudantes da rede pública nas regiões de Jacarezinho (PR) e Itapeva (SP)

Publicado em 21/03/2023 às 17:41

O Grupo Maringá, formado por empresas com mais de 70 anos de operações nos segmentos sucroenergético e siderúrgico, celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, com ações de conscientização sobre a importância da utilização responsável dos recursos hídricos nas regiões onde exerce atividades.

A Usina Jacarezinho, produtora de açúcar, etanol e insumos renováveis para geração de energia limpa, e a Maringá Ferro-Liga, maior fabricante de ferroligas de manganês da América do Sul, têm iniciativas socioeducativas que integram a comunidade nos objetivos comuns de preservação ambiental.

Usina Jacarezinho

Para celebrar a data, a Cia. Agrícola Usina Jacarezinho, sediada na cidade homônima no norte do Paraná, lançou o concurso de maquetes para estudantes do 8° ano da Escola Estadual Silvio Tavares, em Cambará (PR), com o tema "Consumo Consciente de Água".

Em grupos, os alunos criaram pequenas estruturas, para aplicar de forma prática os conceitos básicos sobre consumo consciente, ciclo e importância da água. Os vencedores foram escolhidos no dia 21 de março, com base nos critérios de representatividade, criatividade, estética e interação dos participantes. O grupo campeão ganhou um certificado e um voucher no valor de mil reais, para ser dividido igualmente entre os integrantes da equipe.

Em 2022, a ação de conscientização do Dia Mundial da Água rendeu à empresa, o Prêmio #EuSouParanapanema, na categoria Usuários de Água – Modalidade Comunicação, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, localizado na divisa entre Paraná e São Paulo.

Além dessas ações, a Usina Jacarezinho atua no reflorestamento das margens do rio Paranapanema, onde já foram plantadas mais de 100 mil mudas de árvores nativas desde 2012.

"O respeito ao meio ambiente está no DNA do Grupo Maringá. Aproveitamos datas como o Dia Mundial da Água para reforçar nossa agenda ESG [governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês] e mostrar como a sustentabilidade é intrínseca a todas as etapas do nosso negócio", informa a gerente da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, Márcia Gusi.

Maringá Ferro-Liga

Braço siderúrgico do Grupo Maringá, a Maringá Ferro-Liga também promove ações ambientais em prol da comunidade de Itapeva (SP) com alunos da Escola Municipal Nair Rodrigues.

Os alunos foram convidados a produzir uma cartilha com dicas de consumos consciente.

Serão 3 finalistas selecionados conforme os critérios: Adesão ao tema, Linguagem clara e objetiva, Coerência, coesão e Criatividade

Além desta inciativa, a Maringá Ferro-Liga atua também com outras iniciativas, como adoção de praças, proteção de áreas nas margens dos rios Taquari-Guaçu, Apiaí-Guaçu e Itararé. Além disso, a empresa possui geração própria de energia, por meio de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), localizadas nos rios da região, e desenvolve atividades de reflorestamento para produção de biorredutores. Estes processos tem grande importância para redução de emissão carbono no processo produtivo, garantindo a sustentabilidade dos nossos produtos.

"O Grupo Maringá tem compromisso com a sustentabilidade a partir de iniciativas que corroboram com os princípios do ESG e metas definidas pela Organização das Nações Unidas [ONU], a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's) para o uso da água. Mais do que um ativo de mercado, é um ato de respeito as comunidades locais e com as gerações futuras, que dependerão dos recursos que preservamos hoje", comenta o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, João Paulo Pantaleão.

Sobre o Grupo Maringá

O Grupo Maringá atua nos setores sucroenergético, produzindo açúcar, etanol e energia e no setor siderúrgico, fabricando ferro-liga de manganês. Com 75 anos de tradição, a Usina Jacarezinho, a Cia. Canavieira e, agora, a Maringá Energia, atuam de forma integrada para fornecer alimento e energia limpa e renovável aos mercados nacional e internacional.

Na siderurgia, o Grupo atua há mais de 40 anos, produzindo ferroligas de manganês de alto padrão, matéria-prima essencial para a fabricação de aço, por meio da Maringá Ferro-Liga S/A, localizada em Itapeva (SP).

Fonte:

Deixe seu comentário