Portal da Cidade Jacarezinho

Coronavírus

Crescimento dos casos de COVID-19 em Jacarezinho deixa população aflita

Jacarezinho luta nesse momento para combater a Covid-19 e precisa da colaboração de toda população para evitar a disseminação da doença.

Publicado em 25/05/2020 às 23:20
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Jacarezinho)

A cidade de Jacarezinho vive um momento de aumento exponencial dos casos de COVID-19, em apenas 5 dias a cidade foi de 1 para 14 casos confirmados, dados do boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta segunda, 25 de maio.

Então, não sair de casa, ou aumentar a prevenção para quem sai, é uma questão que precisa ser levada a sério por muitos moradores da cidade.

Essa é e sempre foi a única forma de diminuir as possibilidades de contaminação pelo novo coronavírus e, principalmente da disseminação.

Desde que surgiu, o COVID-19 espalha incerteza e faz vítimas por onde passa. Já são 5,4 milhões de pessoas infectadas no mundo e mais de 376 mil no Brasil, sendo 3.331 no Paraná. O número de mortes também é alarmante. 

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 80% dos casos da doença são leves e, entre os 20% graves, nota-se o acometimento de vários órgãos do corpo, com necessidade de cuidados intensivos. 

Nesse sentido, é importante que, além da administração municipal, a população no geral,  faça a sua parte. Somente assim não haverá sobrecarga do sistema de saúde local como um todo, é de extrema relevância e necessária a colaboração de cada um: o momento pede mais seriedade quanto à saúde.

Todos já sabem, porém é importante ressaltar as medidas que devem ser tomadas.

Evite aglomerações

O ideal é ter pouco ou nenhum contato com quem não convive com você. Quanto maior o número de pessoas, mais chances de contaminar ou ser contaminado com o vírus. Lugares pouco arejados também não são recomendados.

Use máscaras

A medida é recomendada por médicos e cientistas como forma de controle da circulação do vírus. A máscara deve cobrir a faixa entre o queixo e o nariz e ficar justa ao rosto. Durante o uso, evite tocá-la. 

Mantenha distância

É necessária uma distância mínima de 1,5 metro para evitar o contágio pelo vírus via secreções. A Covid-19 pode ser espalhada por pequenas gotículas pela corrente de ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra e, até mesmo, por meio da fala.

Não toque o rosto

As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas pelo vírus. Portanto, o ideal é mantê-las sempre longe do nariz, dos olhos e da boca – vias pelas quais a contaminação acontece.

Lave as mãos

Para se proteger e evitar a propagação do coronavírus é preciso fazer a higienização dos dedos, unhas, palma e dorso frequentemente, por 20 segundos, com água e sabão. Na impossibilidade dessa ação, utilize álcool em gel. A OMS considera o ato um dos principais instrumentos contra epidemias. 

Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar

O rosto pode ser coberto com a parte interna do cotovelo ou com um lenço descartável. O importante é não deixar as gotículas se espalharem. 

Respeite a quarentena

Caso precise sair, assim que voltar, retire as roupas e sapatos usados. Lave-os ou deixe-os ao sol por algumas horas. Se apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dificuldade para respirar e tosse seca, é preciso se isolar de quem mora na mesma casa e procurar assistência médica.

"Ficar em casa é um ato de amor e solidariedade. É cuidar de si, dos seus e da população como um todo"

Veja mais notícias no Portal da Cidade Jacarezinho

Fonte:

Deixe seu comentário