Portal da Cidade Jacarezinho

ACIJA

Fetexas, o início da festa que surgiu para aquecer o comércio de Jacarezinho

Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho foi a idealizadora e promotora por várias edições da Festa do Texas.

Publicado em 07/07/2020 às 00:06
Atualizado em

(Foto: ACIJA / Divulgação)

A Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA) aproveita a comemoração de seus 65 anos e o começo do mês de julho, para relembrar a tradicional Fetexas, idealizada pela entidade no início dos anos 90 para mostrar as qualidades do comércio, indústria, prestação de serviços e agropecuária local. Juntamente com a Fetexas, acontecia ainda a Fenawhisky, Feira Nacional do Whisky.

A festa do texas organizada pela ACIJA, nasceu em 1990 na 32ª edição do já tradicional Baile do Texas e aproveitava o fluxo de pessoas que visitavam a cidade para o baile, para oferecer mais uma opção de entretenimento e aquecer o comércio de Jacarezinho durante o mês de julho. 


O presidente da ACIJA na época, Silvio José Ferreira, citou uma frase de Raul Seixas e comentou o início da festa. “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se Sonha juntos é Realidade", o evento local mais conhecido nacionalmente era o Baile do Texas, promovido pelo CAT. A diretoria da ACIJA, com o apoio do prefeito da época, Adhemar Setti, CAT, SESC e de todos os associados passou a planejar para o ano de 1990 a realização de um grande evento ligado ao grande Baile. Dessa forma nasceu a Festa do Texas, FETEXAS, um evento fruto da união de muitas pessoas, empresas e entidades que "nesse ano de 2020 realizaria a sua 30ª Edição", detalhou Silvio. 

O ex-presidente da ACIJA entre 1989 e 1991 ainda citou outros pontos dos anos 1980/1990. “No ano de 1989 assumia a nova Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Jacarezinho, batizada neste ano de ACIJA. Ano de grandes mudanças no Brasil. A recém promulgada Constituição Federal de 1988. Eleições para Presidente da República após longo período de governos militares”, destacou.  

Ferreira ainda fez questão de lembrar da diretoria da associação comercial à época da criação da Fetexas. “A nova Diretoria da ACIJA composta de um grupo de jovens empresários, como Silvio (Ferreira), Paulo Cesar (Pelicano) Homero Pavan (Toque vídeo) Rodolfo Fernandes (Central de Cópias) Vanisse e Ana Lucia (Laço de fita) Raul (Lupety) Marcos (Lélo Móveis) Ademar (Sincol) Sidney (Ferreira), tinha como objetivo criar fomento no comércio local por meio de ações como palestras e cursos para os empresários e simultaneamente despertar nos consumidores a simpatia e interesse pelo comércio local e evitar ou minimizar a evasão de compras para outros locais, especialmente para cidade de Ourinhos”, lembrou. 

A Fetexas teve início na avenida Getúlio Vargas, em frente a catedral. Logo na segunda edição, em 1991 já foi realizado o primeiro rodeio durante nove dias e a primeira edição da Fenawhisky. A festa aconteceu em frente a catedral até 1993. Com aumento de público e expositores, no ano seguinte a realização aconteceu na avenida Brasil, próximo da rodoviária e faculdade de filosofia. 

Já em 1995 o local já não era suficiente para abrigar o tamanho da festa que crescia a cada edição. Neste ano a Fetexas foi realizada na avenida Teixeira de Freitas, em frente à estação ferroviária na vila Setti, onde contou com vários atrativos diferenciados, como a Maria Fumaça. 

Anos mais tarde a já tradicional festa que teve início com a ACIJA, foi transportada para o Centro de Eventos de Jacarezinho, construído como local para realização de diversos eventos, entre eles a Fetexas como principal. O local proporcionou durante anos a realização deste evento que aquecia o comércio de Jacarezinho e proporcionava entretenimento à população. 

Após vários anos sendo realizada pela ACIJA, a tradicional festa country que transformava Jacarezinho em um verdadeiro cenário de filme texano de hollywood, foi transferida sob responsabilidade da prefeitura local que ainda organizou várias edições, até a 27ª em 2016, último ano da festa.

Fonte:

Deixe seu comentário