REGIÃO
Norte Pioneiro conquista bicampeonato no Prêmio Nacional de Inovação
SRI-NP garante título na 9ª edição do prêmio promovido pelo Sebrae e CNI; integração de 29 municípios impulsiona crescimento econômico na região.
Publicado em 31/03/2026 às 19:04
O Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP) consolidou sua relevância no cenário brasileiro ao conquistar, pela segunda vez, o Prêmio Nacional de Inovação (PNI). A vitória ocorreu na 9ª edição da premiação, realizada em Brasília, onde o ecossistema paranaense superou dezenas de iniciativas finalistas. O reconhecimento reforça o sucesso de um modelo que integra 29 municípios de pequeno porte, todos com menos de 50 mil habitantes, mas que juntos somam uma força econômica de 400 mil pessoas.
O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, representou os municípios da coalizão na cerimônia, acompanhado de lideranças do Sebrae/PR e gestores locais. Palhares destacou que a base sólida do projeto, que inclui leis específicas e fundos de inovação em cada cidade, é o diferencial para uma evolução ágil. Segundo o presidente do SRI-NP, Leandro de Azevedo Lima, a atuação em rede permitiu que cidades pequenas ganhassem escala e representatividade nacional, refletindo diretamente no bolso da população.
Os números comprovam a eficácia da estratégia: nos últimos dez anos, os cinco municípios fundadores do ecossistema — Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Andirá e Bandeirantes — registraram um crescimento médio de 23,17% no PIB per capita. Com o bicampeonato, o Norte Pioneiro se firma como referência em como o associativismo e a tecnologia podem transformar a realidade socioeconômica de regiões interioranas, atraindo novos olhares e investimentos para o Paraná.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Notícias relacionadas
Aprovado acesso sem pedágio para Marques dos Reis sentido Ourinhos (SP)
15/06/2026 às 17:57
Concessionária administra mais de 600 quilômetros de rodovias paranaenses
10/06/2026 às 18:09
Nome de jovem doadora de órgãos denominará futuro AME de Santo Antônio da Platina
09/06/2026 às 14:08
Corpus Christi é ponto facultativo nacional e altera regras para o trabalhador
04/06/2026 às 16:37
Obras de novo viaduto alteram acessos na BR-153 em Jacarezinho
04/06/2026 às 16:23
Nova ponte sobre o Rio Ubá avança na BR-153 e promete transformar tráfego
26/05/2026 às 18:30