Educação
Academia LED abre inscrições para selecionar estudantes de jornalismo do Paraná
Novo quadro do Fantástico, "Profissão Repórter Procura", terá mentoria de Caco Barcellos; vencedor terá imersão na redação da Globo.
Publicado em 24/04/2026 às 19:03
Estudantes de jornalismo do Paraná têm a chance de ganhar projeção nacional com o novo projeto da Globo, o "Profissão Repórter Procura". A iniciativa, que integra a Academia LED Globo – Jornalismo na Universidade, vai selecionar seis universitários de todo o país para um treinamento intensivo conduzido pelo jornalista Caco Barcellos. O processo seletivo será transformado em um quadro do Fantástico, com exibição prevista para o segundo semestre de 2026, mostrando os bastidores e os desafios da reportagem em campo.
A RPC, afiliada da Globo no estado, reforça o convite para que os paranaenses participem. Podem se inscrever alunos que estejam cursando o último ano da graduação, tenham mais de 18 anos e disponibilidade para viajar para São Paulo e Rio de Janeiro em julho. O desafio inicial é produzir uma reportagem inédita sobre manifestações culturais brasileiras, que pode ser gravada com o próprio celular. O objetivo é avaliar a sensibilidade do olhar e a capacidade narrativa dos futuros profissionais.
As etapas de seleção incluem:
- Inscrições: Até o dia 10 de maio pelo site movimentoled.com.br.
- Pitching: 20 selecionados apresentarão ideias para Caco Barcellos e editores da Globo.
- Fase Final: Seis estudantes disputam a oportunidade final em cinco episódios no Fantástico.
O grande vencedor terá a oportunidade de vivenciar o cotidiano das redações da Globo, aprendendo na prática como funcionam as grandes coberturas nacionais. O quadro pretende humanizar o jornalismo, evidenciando as escolhas éticas, os imprevistos e a pressão do tempo, servindo como uma poderosa ferramenta de aprendizado e vitrine para novos talentos do Paraná e do Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Notícias relacionadas
Colégio Rui Barbosa oferta curso Técnico em Química
11/06/2026 às 18:37
Concurso Cultural do Televisando abre inscrições para premiar professores do Paraná
09/06/2026 às 16:55
Paraná já digitalizou mais de 5,5 milhões de páginas em projeto inédito da Educação
04/06/2026 às 03:02
Jacarezinho ganhará livro sobre seus patrimônios escrito por estudantes da rede municipal
02/06/2026 às 15:53
Paraná aplica Prova Paraná de 2026 para mais de um milhão de alunos da rede pública
20/05/2026 às 14:22
DAOM e NEDDIJ promovem campanha solidária de Páscoa em Jacarezinho
18/05/2026 às 17:06